Elastografia

O exame com o FibroScan®, também chamado de Elastografia Hepática Transitória, é usado para avaliar o grau de rigidez do fígado, determinando a fibrose, caracterizada por alterações hepáticas causadas por diversas condições, como a hepatite pelos vírus B e C, esteatose hepática (gordura no fígado) e qualquer doença que agrida o fígado. O FibroScan já é usado na Europa há alguns anos, apresentando resultados incríveis e hoje em dia está disponível em alguns centros no Brasil. Antes do uso desta tecnologia só era possível “estudar o fígado”, através da biópsia hepática, método invasivo que necessita de internação hospitalar e apresenta riscos e complicações.
O resultado é imediato e mostra a saúde do fígado, permitindo ao médico avaliar e monitorizar a evolução de doenças, independentemente de tratamento ou outros fatores, além de poder ser feito diversas vezes, permitindo a evolução constante do fígado sem riscos para o paciente. Ajuda também a prever complicações em situações, como a cirrose hepática.
Além da determinação do grau da fibrose hepática, pode ser realizada a quantificação da esteatose hepática (gordura no fígado) pelo CAP e acompanhar a sua evolução. Esta possibilidade permite ao médico agir com medidas preventivas que objetivam a melhora do quadro, sua cura ou a piora progressiva até a cirrose e o câncer do fígado.