Globo

Campanha em São Paulo faz teste gratuito para detectar hepatite C

Começou nesta segunda-feira (27), em São Paulo, uma campanha de conscientização sobre a hepatite C com testes rápidos para diagnosticar a doença. Estima-se que três milhões de pessoas no país tenham hepatite C.

Clique aqui para ver o vídeo

Quem passava pelo terminal da Barra Funda, em São Paulo, logo fez fila no estande da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, que está oferecendo o exame para detectar o vírus de graça. Bastam uma picada e uma gota de sangue. O exame é rápido e o resultado também. Em menos de dois minutos a pessoa fica sabendo se tem hepatite C.

A hepatite C representa a principal causa de transplante de câncer de fígado no país. Estima-se que nove mil mortes por ano por doenças no fígado estejam relacionadas à hepatite C e que dois milhões de brasileiros estejam infectados pelo vírus.

A maioria não sabe que tem a doença. A hepatite C é transmitida pelo sangue contaminado quando a pessoa compartilha alicate de unha, aparelho de barbear, agulha.

O vírus também pode ser transmitido em procedimentos cirúrgicos, na hora de colocar piercing ou de fazer uma tatuagem quando os materiais não são esterilizados. Quem recebeu transfusão de sangue antes de 1993 também pode ter adquirido hepatite C.

Em São Paulo, a campanha acontece nos terminais rodoviários Tietê, Barra Funda, Jabaquara e Guarulhos, de 27 a 31 de julho, das 8h às 17h.

De acordo com o site do Departamento de DST, Aids e hepatites virais, entre as causas de transmissão do vírus estão:

– Transfusão de sangue;
– Compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings;
– Da mãe infectada para o filho durante a gravidez (mais rara);
– Sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (mais rara).
Existem centros de assistência do SUS em todos os estados do país que disponibilizam tratamento para a hepatite C. Clique aqui para ver os endereços.

Fonte: Globo.com